fbpx

O que as instituições de ensino podem aprender com o Flamengo? - Parte 4

Planejamento estratégico em todos os segmento

No site da organização encontram-se públicos diversos documentos de prestações de contas e diretrizes de planejamento. Lá você pode encontrar dados sobre a evolução financeira e também sobre as pretensões e realizações de cunho estratégico propostas pelo Flamengo.

Aqui o mais importante é verificar que as pretensões são todas catalogadas e metrificadas ou seja, todos os departamentos sabem as metas dos demais e  podem, a qualquer momento, revisitar suas próprias e analisar, quantitativamente, como anda sua evolução.

O que podemos aprender com isso?

As metas estipuladas pela equipe de gestores podem ser coletivas (todos os colaboradores ajudam a alcançá-la) e individuais. O mais importante é que tenham um prazo para serem alcançadas, que possam ser metrificadas e seu desenvolvimento monitorado ao longo do tempo. Existe a meta qualitativa, muito relacionada a percepção do ambiente escolar e a quantitativa, geralmente ligada a resultados ou índices financeiros alcançados. Ambas são vitais no desenvolvimento escolar e é importantíssimo saber como estruturá-las e realizar suas análises. Planilhas de controle e pesquisas de opinião são sempre bem-vindas nessas horas.

Vale ressaltar que podemos usar as reuniões coletivas e individuais com os professores para deixar claro onde a instituição pretende chegar e como eles podem ajudar nessa empreitada. Nessas horas é sempre importante ser transparente com relação às políticas, regras, direitos e deveres de cada profissional, como por exemplo, a questão das bonificações por metas alcançadas a fim evitar eventuais discursos conflituosos.

Outro detalhe é que a equipe diretiva precisa ser uma equipe não somente no papel. É missão do diretor geral concentrar os esforços de cada diretor de área (ou coordenador) para que um possa prover as melhores condições para os outros trabalharem. Veja, por exemplo, que uma escola que planeja se tornar referência no desenvolvimento de alunos-atletas precisará da integração das áreas de infraestrutura (para as instalações), financeira (inscrições e disponibilidade de bolsas de estudo), logística (viagens, alojamentos, transporte de insumos), pedagógica (acompanhamento do desempenho escolar e psicológico da equipe e ajuste de calendário), além, obviamente do aspecto técnico (seleção dos atletas, condução de treinamentos).

Copyright 2020 © Fatorial Cursos. Todos os direitos reservados