fbpx

O que as instituições de ensino podem aprender com o Flamengo? - Parte 2

Planejamento de captação e recursos

O Flamengo conseguiu uma altíssima receita no ano de 2019 (valores que chegaram próximos de 1 bilhão de reais), fruto de um somatório de ações voltadas para o marketing, premiações em grandes competições, recordes de bilheteria, captação de patrocínios e venda de atletas.

Ao longo dos últimos anos a equipe monitorou e verificou a evolução de sua representatividade nas redes sociais, comparando não somente com seus concorrentes nacionais, como com outros grandes players do mercado internacional. Aproveitou ainda sua extensa base de torcedores  para atrair novas marcas patrocinadoras e parceiras, conquistando e fidelizando sua legião de fãs. O resultado refletiu diretamente nas bilheterias que quebraram sucessivos recordes nacionais atraindo ainda mais olhares de investidores internacionais que procuravam tanto por parcerias, quanto por jovens atletas.

Outro ponto importante foram as Lives (transmissões ao vivo) feitas pela equipe antes e após os jogos. Ao invés de olhar para partida como um evento pontual, o clube passou a olhar para o match day começando às 00:00 do dia do jogo e terminando somente horas após a partida. Assim, várias filmagens do time como no vestiário e em partidas não-televisionadas alcançaram recordes de visualizações simultâneas no Facebook Watch no mundo todo.

O que podemos aprender com isso?

Vamos começar com algumas perguntas básicas:

  • Como anda a movimentação das redes sociais de sua IE?
  • Como anda a movimentação de seus concorrentes?
  • Como andam as interações de seu público alvo com as suas ações?


Ter uma estratégia clara de marketing digital é, atualmente, tão ou mais importante que o marketing físico (tradicional). As ações de panfletagem nas ruas vão perdendo espaço para anúncios constantes no Instagram e no Facebook, o que além de ecologicamente mais sustentável, vem possibilitando um lastro de alcance muito maior do que antes. Contudo, para ser assertivo nessas redes é preciso entregar conteúdos compatíveis com o que os aluno e/ou responsáveis queiram ver. É necessário não somente falar, mas mostrar os resultados alcançados, seja em um sarau, concurso literário, aprovações em vestibulares, participação em ligas intercolegiais, campanhas anti-bullying, aperfeiçoamento dos professores, premiações em olimpíadas acadêmicas, etc…

Esse tipo de ação pode facilitar na sua busca por novos parceiros, mesmo que em outros setores. Veja que a existência de uma escola, curso ou universidades movimenta toda a logística de uma região, pois naturalmente atrai serviços voltados para a área de alimentação, entretenimento, bem-estar, moradia, etc… Será você está oferecendo aos seus alunos os serviços que os rodeiam? Experimente conversar com os gestores de redes como academias, restaurantes, teatros e livrarias buscando ainda mais benefícios para seus alunos e colaboradores e, em troca, apresentando a essas empresas a oportunidade de obter  uma nova safra de clientes.

Copyright 2020 © Fatorial Cursos. Todos os direitos reservados